sexta-feira, 28 de agosto de 2009


TEÓRICOS EM EDUCAÇÃO.
Ao assistir aos vídeos com uma síntese muito significativa de alguns teóricos, destaquei o seguinte:
JOHN DEWEY - Para ele não deve haver separação entre a vida e a educação, os dois devem andar juntos.
JEAN PIAGET - Construtivismo. O conhecimento é construído pelo aluno com a estimulação do professor.
LEV VIGOSTSKY - O professor é um impulsionador do desenvolvimento psíquico e mental.
PAULO FREIRE - O conhecimento não se transfere, se constrói.
EDGAR MORIN - É mais fácil compreender um conteúdo quando é contextualizado, quando faz parte da vida.
PHILIPPE PERRENOUD - Instituiu os currículos por competência, que visam uma ação e não uma listagem de conteúdos desconectados.
ANTONIO NÓVOA - Defende a pesquisa docente e o aprimoramento que pode ser na prórpia escola, com o grupo que a ela pertence.
LEE SHULMAN - Se o professor domina o conteúdo, saberá " o que", " o como" e "o quando" determinado conhecimento pode ser significativo para o aluno.
TÂNIA MARQUES - O professor deve pesquisar muito para ensinar e deve ter claro que nem todos aprendem da mesma forma.

Em resumo, o professor deve estar em constante busca de conhecimento para permitir que haja uma construção diária de saberes, que estejam dentro de um contexto significativo e que isso provoque mudanças e cidadãos críticos, reflexivos e éticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário