domingo, 19 de julho de 2009

Continuação da reflexão: Questionamentos.

Temos que levar em consideração que ainda existem colegas nas escolas, na minha por exemplo que são muito resistentes quando se planeja por ano, ou série. Existem colegas que não querem desafios, que não vão "se incomodar" fazendo planejamentos ou atividades diferentes das que aprenderam em seus cursos há anos atrás. Que pensam nos alunos como objetos que devam aceitar e "egolir" o que a profe "ensina". Aqui entramos novamente nas reflexões de Paulo Freire: "O conhecimento é construído", Antonio Nóvoa diz que a pesquisa e a reflexão deve ser do grupo de professores da escola e Tania Marques entre algumas citações, diz: " Pensar no aluno a partir do aluno". Sinto ainda muita resistência de colegas de trabalho para inovar, se comprometer. Isso é um grande atraso! Também sinto dificuldade para fazer os pais entenderem que estudar não é apenas encher cadernos, por isso, os 2ºs anos iniciais da escola onde trabalho, no início do ano, encontra-se com os pais de todas as turmas juntas, que são 4 e colocamos aos pais como irá funcionar o nosso trabalho. Iniciamos a reunião lendo a mensagem:
" Mães más", porque entendemos que as famílias também estão muito "perdidas" quanto ao papel de cada um na família. Às vezes quem "manda" em casa é a criança e não os pais. Isto está errado. E nessa reflexão, acho que a família deve ter mais participação na escola e não só quando tem entrega de agendas. Aliás, será que algum dos teóricos educadores tem alguma proposta sobre a participação da família na escola de forma mais eficaz? Afinal, os alunos serão "nossos" apenas por determinado período, mas serão filhos eternamente. Nossas 4 turmas de 2ºs anos iniciais está engatinhando na questão de participação mais efetiva da família. Fazemos atividades que envolva a família, temas em família, pesquisas para a família, porque acreditamos que ser professor no contexto atual, requer esse envolvimento com a família para tentar resgatar o que se perdeu ou se atrapalhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário