sexta-feira, 17 de julho de 2009

Questionamentos.

Acredito que, no momento em que usamos nossas aulas para transformar um conhecimento em uma ação, ou seja, construirmos um currículo por competência, como defende "Philippe Perrenoud", abrimos um precedente para que a escola se torne um local mais atrativo. Sendo assim o interesse e o retorno do que foi ensinado terá um maior proveito, tanto pelo aluno, como pelo professor. O curriculo por competência tem uma relação com "a leitura do mundo precede a leitura da palavra"(Paulo Freire). Quando um conteúdo faz parte de um contexto é mais fácil de compreender e de transferir (Edgar Morin). Assim construiremos um conhecimento que interessa, que se aproveita e que tem um retorno. Por exemplo: Todas as escolas ensinam os cuidados com o meio ambiente, lixo, água.... então porque o pátio da escola está cheio de papel no chão? Como esse assunto foi abordado se não houve uma mudança? Como foi construido? As informações destes teóricos de educação que nos foram passadas são básicas e se aproveitarmos todas as reflexões certamente seremos melhores professores no contexto atual e teremos um melhor retorno das sementes que plantarmos. O professor que é pesquisador, segundo Tania Marques, se questiona: O professor ensina o quê? Ele ensina o quê ou a quem? O que vai ensinar e como sabe o que vai ensinar? Sempre soube o que ensina?Ensina como aprendeu? E todos vão aprender do mesmo jeito? Esses são questionamentos muito pertinentes ao nosso trabalho como professores. Acredito que com uma reflexão assim a qualidade será outra, bem melhor, as aulas serão mais atrativas e haverá mais prazer em estudar e ensinar, tanto dos alunos como dos professores. Não é difícil, basta dedicação.

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