sábado, 9 de julho de 2011

PCN ENSINO MÉDIO

A música, as artes plásticas e audiovisuais, a dança e o teatro, podem favorecer a formação da identidade e desenvolver uma consciência social multicultural, sem preconceitos e com muito mais aceitações. Os PCN-Arte podem ser utilizados para respaldar esse desenvolvimento de forma mais aprofundada em determinada linguagem artística, ou ainda como base para reivindicar as condições necessárias para uma prática pedagógica de qualidade. Podemos observar que eles instigam a fuga da memorização e valorizam a busca, a pesquisa a análise, a seleção que vem de encontro com a proposta triangular de Ana Mae Barbosa, reflexão, fruição e produção, que são as habilidades a serem desenvolvidas para a arte contemporânea. Para concluir, é preciso deixar claro que, apesar de todos os questionamentos em torno dos PCN-Arte, passam necessariamente pela prática concreta – com todos os seus conflitos – , pois é nela que tais mudanças terão que ser construídas e conquistadas. E o professor tem o papel principal para que isso ocorra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário