sábado, 9 de julho de 2011

PLANO DE AULA.

Plano de aula - Medos

Prof. Marizete Maffei

Duração: 7 aulas de 50 min.

Assunto: Sentimentos.

Turmas de 6º ano.

Justificativa: Sentimentos todos temos, porém, na atualidade alguns são mais enfatizados devido as situações a que somos expostos. Devido a agressividade e a falta de um bom relacionamento entre a turma, decidi trabalhar os sentimentos iniciando com a história: Se ligue em você I ( Tio Gaspa). Após uma conversa com a turma, ficou evidente que o medo é um sentimento constante na nossa vida. Ele se apresenta de várias formas, em diferentes proporções e diferentes situações. Sendo assim, trabalharemos com o medo, ou com os medos.

Objetivos:

Integrar arte com as demais áreas do conhecimento

Conhecer obras de Edvard Munch

Relacionar essas obras com sentimentos

Retratar o medo de uma forma artística

Interagir com o grupo

Desenvolvimento:

Inicialmente houve um diálogo sobre os sentimentos que se apresentam na história, porque eles acontecem? Quando nos fazem bem e quando não fazem bem? É possível transformar um sentimento? Outros questionamentos foram surgindo e discutidos entre os alunos. Após as considerações, fiz uma pesquisa do sentimento que mais os agradava e o que menos os agradava. A mesma pergunta foi feita para as famílias. O medo apareceu em todas as respostas como algo ruim. Relacionamos o medo com objetos, com cores, com odores, lemos vários tipos de texto sobre medo. Olhamos as obras de Edvard Munch na informática e em grupos foram escolhidas obras para análise. 6 grupos foram formados e cada grupo escolheu uma obra de Munch. As questões foram elaboradas e sugeridas pela turma toda, como por exemplo: O que aparece na obra? Que cores o artista usou? O que ele tentou transmitir? Se ele fizesse a obra hoje, faria igual? Tem algum sentimento retratado nessa obra? Os grupos escolheram a forma de expressar suas construções. Fizeram painéis com releitura da obra, música, dança e teatro.

Avaliação: Houve um grande envolvimento dos alunos e da comunidade escolar, por se tratar de um assunto que envolve a todos. Também melhorou muito a agressividade entre colegas, sem contar as surpresas de talentos que se manifestaram, aumentando a auto estima deles. O trabalho foi intenso e não foi permitido o encontro fora do horário de aula, fazendo com que aproveitassem ao máximo o tempo.

Comentário: A professora titular me auxiliou muito nessas aulas, por conhecer bem as características da turma e foi me dando dicas de como eu poderia aumentar o interesse deles pelas atividades, já que estão numa idade onde os interesses são bem específicos. As atividades de pesquisa e construção das apresentações demoraram 3 aulas e as apresentações propriamente ditas 4 aulas, sendo que no último dia, fizemos um feedback de todo o processo. Os alunos gostaram muito e se envolveram também. Até os mais “desligados” tiveram uma boa dedicação. As produções e os locais das apresentações foram organizadas por eles com a orientação minha e a permeação da direção para liberar os espaços. Os grupos fizeram as seguintes produções: 1 grupo, teatro; 2 grupos fizeram dança; 2 grupos fizeram música, um fez paródia e o outro um RAP e o outro grupo, um painel com recortes e colagens e palavras significativas. Tudo isso causou curiosidade da comunidade escolar e muitos colegas, professores, ficaram atentados a aderir ao projeto ou criar outros nesse sentido. Assim, percebi como as aulas de artes podem produzir um efeito transformador sem utilizar apenas técnicas, que era o que eu entendia por artes até aqui. Adorei a experiência, já que não sou prof de artes e sim alfabetizadora, sempre procurando trabalhar a alfabetização contextualizada, porém insegura ao ingressar em outra área e outra faixa etária de alunos. Confesso que tranqüila não fiquei, mas gratificada com o resultado, sim!

Confesso que me senti uma estagiária no início de carreira! Sou alfabetizadora e não prof de artes. Tenho preferencia por trabalhar com crianças de 7 e 8 anos e não mais que isso. O desafio foi grande, mas o resultado foi gratificante. Me surpreendi com o envolvimento e as produções dessa meninada e com o potencial dos alunos que muitas vezes não conhecemos por não proporcionar oportunidades a eles. Outro ponto que me fez perceber o bom resultado dessas aulas, foi o planejamento bem pensado e bem direcionado. Gostei da experiência!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário